"A súbita sensação de realização após a compreensão da essência de algo."

Minhas palavras são como um olhar acompanhado de um sorriso, são as janelas de minha casa!

Essas estarão sempre abertas para que o ar se renove e as pessoas possam espiar aquilo que permito aparecer.

Se as cores do interior lhe chamaram a atenção, entre e fique à vontade. Seja bem vindo! :)


domingo, 5 de abril de 2009

Sorte de hoje

Esses dias li algo interessante na sorte de hoje do orkut: "Se quer saber o que vem pela frente, fale com quem está voltando", foi daí que surgiu o primeiro elo de uma corrente de idéias. Quando alguém se propõe a escrever um livro e publicá-lo, provavelmente acredita que o conteúdo do mesmo possa acrescentar a uma maioria, seja como experiência de vida ou apenas entretenimento; costumo dizer que as pessoas que cultivam o hábito da leitura tem algo a mais, são iluminadas, adquirem conhecimento sem gastar energia, são suas mentes que viajam longas distâncias, não seus corpos. Elas se misturam ao enredo, se identificam com um personagem e com ele passam por situações de perigo, medo, angústia, experimentam as mais diversas sensações: amor, desejo, saudade... vão de lágrimas e desespero à uma gostosa gargalhada, tudo isso às vezes em um único capítulo. Conheço pessoas maravilhosas, de defeitos assumidos e qualidades disfarçadas, mas poderia descrevê-las em algumas palavras... Gostaria que se tornassem indescritíveis! Que deixassem o desinteresse e a preguiça de lado e mergulhassem na arte atemporal e universal que utiliza a palavra como instrumento, a literatura. Ler é uma das atividades que mais ativa nosso senso crítico, percepção e sentidos. Alguns justificam a ausência do hábito pela falta de tempo, outros dizem ter "dedo podre" para a escolha de livros, nem sempre você vai amar o "Best Seller" ou concordar com tudo que diz o livro de auto ajuda que ganhou da sua sogra; vá a uma livraria, olhe as capas, as cores, tente se guiar pela intuição ou simplesmente deixe que o destino ou o acaso os taquem em sua cabeça! É bom que seja um bem pesado, pois isso de livro fino, letras garrafais e muitas figuras é coisa de gente preguiçosa ou criança; deixe que sua imaginação construa as imagens.(nada contra os ilustradores de livros infantis.) Comigo funciona assim, não escolho os livros que vou ler, são eles que me escolhem... Se tem alguém por trás disso, não sei; mas se tiver, vale dizer que o cara é bom. O melhor livro que li até hoje foi presente de natal antecipado, enviado pelo sedex por parentes distantes e eis o detalhe final: não era pra mim; eu e minha irmã havíamos ganhado livros, devorei o meu em poucos dias, mas estava babando e querendo mais! Quem não gosta de ler não liga pra livros, quem ama, se torna uma pessoa insaciável. O que minha irmã havia ganho estava pulando de gaveta em gaveta, triste, sozinho, sendo tratado com indiferença pela faxineira que nem mesmo lhe tirava o pó, a beira de um colapso quando enfim, me encontrou. Nos olhamos e um magnetismo inexplicável nos uniu, foi amor à primeira vista. Poderia deglutí-lo em um só dia, mas não queria que a história terminasse; na metade do livro, voltei e recomecei a leitura enchendo as páginas de pensamentos, comentários, bilhetes, anotações e o mandei pra Portugal com um amigo, um amor... para que lhe fizesse companhia durante os meses que estivesse fora, para que ouvisse minha voz em sua mente a cada observação, como se estivéssemos lendo juntos. Bom, para quem já esteve esquecido em uma gaveta e hoje está na Europa com um lindo rapaz, está bem demais! Ah! Para aqueles que tem o "dedo podre", aí está o nome do sortudo viajante: O Vendedor de Sonhos , Augusto Cury; e o nome do lindo rapaz? esse eu não conto. Preste mais atenção ao que as pessoas escrevem em seus perfis, comente, elogie se achar válido. Não tenha medo de dizer coisas boas à alguém, mesmo que não o conheça, não disfarce suas qualidades por receio de que as julguem como interesse ou falsidade, orgulhe-se delas. Essa atitude e o livro, eu recomendo. Mil vezes, recomendo.

Nenhum comentário: