"A súbita sensação de realização após a compreensão da essência de algo."

Minhas palavras são como um olhar acompanhado de um sorriso, são as janelas de minha casa!

Essas estarão sempre abertas para que o ar se renove e as pessoas possam espiar aquilo que permito aparecer.

Se as cores do interior lhe chamaram a atenção, entre e fique à vontade. Seja bem vindo! :)


quinta-feira, 11 de março de 2010

Carta

(Na ausência de novos textos, recorri aos arquivados no computador.)
Essa é uma carta destinada ao Dr Cláudio Moura de Andrade Jr, ginecologista e obstetra que hoje reside no Rio de Janeiro. Há alguns anos atrás, morou com seus avós enquanto cursava a faculdade de medicina, no apartamento que moro aqui em Teresópolis. Como sei disso? Calma, já vão entender. O curioso dessa história é que não nos conhecemos, ou melhor... ele não me conhece. Ao chegar nesse apartamento, o encontrei do jeitinho que os antigos donos haviam deixado; inclusive, estava fechado há um bom tempo. Móveis, roupas, livros... tinha de tudo! Como não conhecia muita gente na cidade e sou sim uma pessoa curiosa, fiquei a investigar o passado alheio através desses objetos. Posso lhes garantir que foi uma experiência muito especial. Achei que deveria compartilhá-la com o dono de todas aquelas lembranças! O procurei no "google" e encontrei o endereço de um de seus consultórios no Rio, até hoje não sei se recebeu minha carta... se era o endereço certo, se essa de fato chegou...
Enfim, se ele não teve conhecimento... vocês terão. :)

"Há muito tempo penso em lhe escrever...
Cheguei a pensar se não estaria tomando seu tempo e até mesmo que não tivesse o menor interesse em saber quem sou e o que tenho a dizer. Desisti de tentar imaginar ou prever suas reações, pois acredito que coisas boas devam ser ditas, ainda que pra lembrá-lo o quanto é especial, caso em algum momento tenha duvidado disso. Me chamo Renata e tenho 21 anos vividos no caos urbano do Rio de Janeiro; hoje, devido às circunstâncias e graças ao destino, tenho a satisfação de morar em Teresópolis, na Tijuca, Rua Prefeito Sebastião Teixeira, mais precisamente no apartamento que fora de seus avós, e é justamente por isso que preciso lhe falar. Tive o prazer de conhecer o Sr Moacyr pessoalmente quando fomos à sua casa no Leblon assinar a escritura de compra e venda do imóvel, apesar de sentir meu coração apertar ao ver uma alma lúcida presa em um corpo debilitado pela idade, fiquei imensamente feliz por fitar seus olhinhos azuis e merecer um sorriso do autor de inúmeros bilhetes carinhosos aos netos e personagem de tantas histórias impregnadas nos objetos pessoais que foram deixados. Não sei se sabe, mas para facilitar a negociação, o imóvel nos foi vendido e entregue com tudo que estava dentro. Tenha certeza de que fizemos o possível para encaminhar os pertences de seus avós à pessoas e lugares em que seriam úteis, inclusive, a moça que cuidava do apartamento, Dona Marlene, ficou com a maioria. Como pôde notar, sou apaixonada pelas palavras, adoro livros e tenho um carinho especial por manuscritos. Acredito que sejamos capazes, ainda que inconscientemente, de transferir sentimentos para o papel, por isso não deixei que nada fosse jogado fora. Fiquei horas sentada no chão do quarto enquanto me deliciava com os pertences! Os manuseava por alguns minutos e tentava sentir ou adivinhar como seriam seus donos e por quais experiências haviam passado; perdida no meio de livros e cadernos empoeirados, entre um espirro e outro, percebi que um pequeno papel caíra de dentro de um deles; era um bilhete destinado à você; o chamava de Claudinho e pedia que retornasse a ligação de uma menina da qual o nome não me recordo. Nesse instante senti um calafrio daqueles de arrepiar! Um simples papel não é capaz de determinar o tempo, o recado parecia ser recente, como se ao passar os dedos pela tinta ainda pudesse borrá-la. Fiquei a especular quem poderia ser a tal menina... uma amiga querendo saber quando seria a próxima prova prática de anatomia ou quem sabe até uma namorada? Sem querer, já havia penetrado em sua intimidade e confesso sem o menor pudôr ter estado cada vez mais interessada. Eu e meus pais nos mudamos pra cá por questões financeiras, buscávamos melhor qualidade e menor custo de vida. A cidade nos promove segurança, clima agradável, contato com a natureza; não há dúvidas de que tenhamos feito a escolha certa. Estou amando morar aqui e tenho certeza que os donos anteriores, assim como os anos que passou cursando a faculdade, contribuem para essa sensação de bem estar! De vez em quando dou uma olhada nas suas apostilas da faculdade, devidamente separadas por período! Seu compromisso e organização me inspiram e servem de estímulo pra persistir em busca daquilo que desejo. Descobri que se especializou em ginecologia, é uma área muito interessante; principalmente se pensarmos que é à partir do sistema reprodutor feminino que são geradas pequenas vidas. Espero que esteja cada dia mais certo de sua escolha e apaixonado pelo seu trabalho. Tenho certeza que se lembra com saudades da época da FESO em que as responsabilidades não eram tantas e os problemas e preocupações eram menores. Morar no aconchego do lar de seus avós, cheio de carinhos e mimos! Os amigos que fez, as festas, as noites mal dormidas estudando, as provas, a residência, a formatura... 6 anos de luta e altas mensalidades! Dizem que o estudante de medicina vale o preço de uma vida. Suponho que já esteja casado e talvez até tenha filhos; o mesmo bem que me fez, ainda que sem a intenção, desejo à você e sua família. Parabéns pela brilhante carreira acadêmica e pelos avós corujas que o acolheram durante essa fase tão importante e especial. O apartamento está bem mudado, ganhou um ar mais moderno, mas a vista do quintal deve ser a mesma! Quando vier à cidade e quiser relembrar seus dias de universitário, fique à vontade, sabe o endereço. Caso queira recuperar seus livros e cadernos, estão todos aqui, em uso e constante movimentação! Seria um desperdício aprisionar tanto conhecimento numa gaveta acumulando pó. Bom Dr Cláudio Moura de Andrade Jr ou Claudinho, era isso que precisava que soubesse. Obrigada pela atenção e perdoe a "falsa" intimidade, deve ser consequência dos bilhetinhos de amigos em seus cadernos, acabei me sentindo próxima demais.

Um grande abraço, fique com Deus.
Renata Varela P. Gomes."

Um comentário:

Rapha disse...

nem li nada ainda, mas preciso falar que o visual novo superou expectativas! MA RA VI LHO SO!